MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

domingo, 29 de Setembro de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Cidades

Polícia Federal estaria realizando operação contra compra de votos em Bom Jardim de Goiás

Denúncia feita ao Jornal O+Positivo mostra imagens em locais ligados a um candidato a prefeito na cidade do município

28/09/2024, às 14h09

Denúncia com imagens encaminhadas à nossa redação mostram uma suposta operação que estaria sendo realizada pela Polícia Federal, em locais ligados a um candidato a prefeito na cidade de Bom Jardim de Goiás, na tarde desta sexta-feira, 27 de setembro.

Desde o início da pré-campanha o Jornal O+Positivo vem denunciando os abusos de poder econômico e supostas compras de “apoios” no município. Vale lembrar que há menos de um ano o ex-prefeito Odair do Odélio perdeu o mandato no município por crimes ligados à compra de sufrágio.  

A legislação eleitoral traz em seu bojo princípios que visam dar igualdade aos que pleiteiam cargos eletivos, o processo eleitoral e as campanhas políticas. Eleições limpas são aquelas realizadas com paridade de armas para os que serão votados e irão votar. 

Uma das ferramentas usadas pela justiça eleitoral para controle desse processo é o teto de gastos, que vale para todos os candidatos que pleiteiam o mesmo cargo. No caso de Bom Jardim de Goiás o limite estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a campanha a prefeito 2024, é de R$ 159.850,76, sendo 10% desse valor o gasto máximo permitido para cada vereador.

O uso de caixa 2, ou seja, gastos não contabilizados nesse montante enseja a cassação do registro do candidato, do diploma ou a perda do mandato, a depender do momento em que for julgado quem o pratica.

O candidato que “comprou” as eleições de 2020 em Bom Jardim sofreu a sanção e teve o mandato cassado pela justiça eleitoral por abuso de poder econômico e compra de votos. Mas ao que se percebe, a pena não serviu como disciplina para os aspirantes ao cargo de 2024.

Uma pesquisa feita no mês de julho pelo Jornal O+Positivo constatou que mais de 30% dos eleitores já haviam recebido proposta para venderem o voto nas eleições municipais deste ano, número que deve ter elevado, dada a pressão em busca do voto dos últimos dias.

Veja também

47,7% querem Fábio comandando a prefeitura de Piranhas

27/09, às 13h09

Atual prefeito, Marco Rogério Chicão, tem 35,4% das intenções de voto e Jair Parreira 1,7%. 15,2% ainda não sabem ou não responderam


Síntese Agro Science inaugura nova filial em Piranhas e reforça conceito de “varejo do agro”

23/09, às 19h09

Com soluções tecnológicas e certificação ESG, a indústria especializada em biotecnologia atende diretamente o produtor local, trazendo inovação e geração de empregos para a região


Édio Navarini faz cópia de Plano de Governo de candidato a prefeito de município do Espírito Santo

23/09, às 09h09

O suposto plágio começa na parte inicial do documento, onde trechos são exatamente iguais. Além disso, não passa despercebida a narrativa fria, com amontoados de vocábulos inacessíveis à população


Candidata a vereadora por Piranhas, Janete Ribeiro levanta bandeira da saúde

23/09, às 09h09

Professora e assistência social por formação, ela já foi vereadora entre 93 e 96


Ferruja lidera pesquisa em Nazário com 55,3% das intenções de voto

23/09, às 09h09

O candidato a reeleição está na frente com mais de 20 pontos do segundo colocado, Ricardo da Farmácia, que alcançou 32,4% da preferência do eleitor. 0,4% votam em Nelson da Pamonha e 11,9% não sabem ou não responderam


Secretário, filho e servidores são alvo de operação por fraudes na Prefeitura de Aragarças

19/09, às 13h09

Grupo criou uma empresa fantasma para desviar recursos do município por meio de licitações


PUBLICIDADE