MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

terça, 24 de Setembro de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Cidades

Édio Navarini faz cópia de Plano de Governo de candidato a prefeito de município do Espírito Santo

O suposto plágio começa na parte inicial do documento, onde trechos são exatamente iguais. Além disso, não despercebida a narrativa fria, com amontoados de vocábulos inacessíveis à população

23/09/2024, às 09h09

O candidato a prefeito de Bom Jardim de Goiás, Édio Navarini (Podemos), plagiou as diretrizes do Plano de Governo do candidato Walyson José dos Santos Vasconcelos, o popular Mateusinho do Povão (Podemos), que tenta a reeleição para Conceição da Barra, município do Espírito Santo. O prefeitável goiano enviou o documento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com algumas adequações, e promete, caso seja eleito, implantá-lo em Bom Jardim entre 2025 e 2028.

Contendo 16 páginas, o Plano apresentado pela Coligação Juntos Venceremos, encabeçada por Navarini e Jaqueline do Mineirão como vice, tem estrutura e tamanho muito semelhante ao do colega de partido da região Sudeste do país, que tem, no total, 17 páginas.

O suposto plágio pode ser identificado já no início do documento que é estratégico e obrigatório. A “apresentação” do plano divulgado para Bom Jardim de Goiás possui trechos idênticos à “introdução” das diretrizes e metas apresentadas para Conceição da Barra. Parágrafos inteiros são exatamente iguais.

Áreas importantes como as que tratam da proteção das mulheres, idosos, crianças e adolescentes, foram construídas integralmente com itens retirados do planejamento feito para Conceição da Barra, que apresenta um número maior de ações a serem desenvolvidas.

No item “Administração, planejamento e finanças”, além do subtítulo ser o mesmo, existem pelo menos três pontos que foram copiados exatamente da mesma forma.

A questão do desemprego, indispensável à solução dos problemas sociais de Bom Jardim de Goiás, não foi enfrentada. No documento não existe nenhuma proposta sobre o tema que traga segurança à comunidade.

No turismo e cultura, temas que tem grande potencial, dada a abundância de belezas naturais existentes em Bom Jardim, o candidato focou em seu plano na mudança do trevo de saída para Aragarças e a construção de um aeroporto municipal. O primeiro não é competência do município e o segundo está distante de ser uma prioridade para os moradores. Até porque Aragarças fica há pouco mais de 30 km e possui bom aeroporto.

Na segurança pública, tema realmente relevante a todas as comunidades, o candidato disse “cogitar a reabertura de uma delegacia de polícia no município e uma cadeia pública” (Sic). Ambas as ações são de competência do estado, mas, mesmo assim essa tem sido uma das principais bandeiras exploradas por Navarini em suas entrevistas e discursos.

Também longe de ser competência do executivo municipal, a instalação de uma comarca foi explorada pelo candidato em seu Plano de Governo. “Viabilizar a busca de um fórum para o município”. Essa competência é exclusiva do Poder Judiciário, inclusive gestores anteriores já articularam a aprovação de lei na Assembleia Legislativa para a criação da Comarca de Bom Jardim de Goiás, mas esbarrou na falta de competência da propositura e o projeto não avançou.

Tema caro como a saúde, também foi totalmente eivado, com a realidade distante, mostrando a falta de conhecimento do proponente com a cultura e as peculiaridades das necessidades dos moradores do município.

Não passa despercebida a narrativa fria com amontoados de vocábulos inacessíveis à população, quando se trata de desenvolvimento rural, indústria e comércio, temas que são de extrema importância para a comunidade local.

Todos os pontos apresentados nesta reportagem podem ser acessados por qualquer cidadão. Para isto, basta entrar no Portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e buscar pelo município e pelo candidato.

Veja também

Síntese Agro Science inaugura nova filial em Piranhas e reforça conceito de “varejo do agro”

23/09, às 19h09

Com soluções tecnológicas e certificação ESG, a indústria especializada em biotecnologia atende diretamente o produtor local, trazendo inovação e geração de empregos para a região


Candidata a vereadora por Piranhas, Janete Ribeiro levanta bandeira da saúde

23/09, às 09h09

Professora e assistência social por formação, ela já foi vereadora entre 93 e 96


Ferruja lidera pesquisa em Nazário com 55,3% das intenções de voto

23/09, às 09h09

O candidato a reeleição está na frente com mais de 20 pontos do segundo colocado, Ricardo da Farmácia, que alcançou 32,4% da preferência do eleitor. 0,4% votam em Nelson da Pamonha e 11,9% não sabem ou não responderam


Secretário, filho e servidores são alvo de operação por fraudes na Prefeitura de Aragarças

19/09, às 13h09

Grupo criou uma empresa fantasma para desviar recursos do município por meio de licitações


Professor Fábio segue liderando a disputa para prefeito de Piranhas com 48,4% das intenções de voto

19/09, às 12h09

O também candidato e atual prefeito, Marco Rogério, Chicão, tem 35,3%. Jair Parreira soma 2,3% e 14% não sabem ou não responderam


Plínio Leão (41,3%) e Ricardo Galvão (38,6%) estão empatados na margem de erro

18/09, às 09h09

Além dos dois que se destacam na pesquisa, também disputa o cargo de prefeito Mara Nei, que somou 5% das intenções de voto dos aragarcenses. 15,1% não sabem ou não responderam a pesquisa na modalidade estimulada


PUBLICIDADE