Adolescente faz sinal universal de socorro e é salva na rodoviária de Jataí
Sinal silencioso permite que vítimas de violência doméstica peçam ajuda discretamente. Homem foi preso pela Guarda Civil de Jataí
23/02/2025, às 20h02

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na ultima sexta-feira (21) no Terminal Rodoviário de Jataí, após uma adolescente de 17 anos utilizar o sinal universal de socorro para pedir ajuda. O gesto foi identificado por um atendente de guichê, que imediatamente acionou a Guarda Civil Municipal de Jataí (GCMJ).
A equipe da GCMJ, que estava no terminal, abordou o casal no estacionamento, no momento em que entravam em um veículo. Durante a abordagem, o suspeito demonstrou nervosismo e negou qualquer ato contra a jovem. No entanto, a vítima relatou que vinha sofrendo agressões do companheiro e que, momentos antes, utilizou o sinal universal para pedir ajuda, pois estava sendo ameaçada no local.
O homem foi conduzido à delegacia, onde teve a prisão em flagrante decretada pelo crime de ameaça. Durante o procedimento, ele ainda desacatou uma escrivã que estava em serviço.
O sinal universal de socorro e sua importância
O sinal universal de socorro é um gesto silencioso criado para permitir que vítimas de violência doméstica peçam ajuda discretamente, sem alertar o agressor. O gesto consiste em:
- Levantar uma das mãos com a palma voltada para fora.
- Dobrar o polegar para dentro da palma.
- Fechar os outros quatro dedos sobre o polegar, formando um punho.
Esse sinal tem sido amplamente divulgado por organizações de combate à violência contra a mulher e pode ser reconhecido por pessoas ao redor, permitindo uma intervenção rápida e segura.
Por Mais Goiás