Turismo em Piranhas, um paraíso pouco explorado
Conheça mais das belezas naturais deste município goiano e encoraja-se a visitar algumas de suas opções de lazer em família ou com amigos. Município possui mais de 50 atrações que encantam
18/04/2019, às 09h04

Cravada no interior de Goiás, na microrregião do Araguaia/Caiapó, a cidade de Piranhas é cercada por riachos e cachoeiras que tiram o fôlego de qualquer um pela beleza das formas, a pureza das águas e trilhas praticamente desconhecidas ao ar livre.
O município fica a 312 quilômetros da Capital do Estado, Goiânia, tem um grande potencial para o ecoturismo pela exuberância da natureza, pelo clima e pela cultura tradicionalista de seu povo. Cantinho ideal em Goiás para quem deseja praticar caminhada, rapel, escalada e outras atividades esportivas e radicais junto à natureza.

O destaque, não por acaso, vai para o mais imponente dos passeios, o sensacional Salto de São Domingos, com 96 metros de queda livre e um generoso volume de água descendo com força até uma deliciosa piscina natural de água fria e cristaliza. Além da demasiada beleza do salto, próximo dali a natureza reserva quedas d’água e piscinas menores que igualmente encantam.
Outra beleza rara de se ver está na Cachoeira Três Tombos, cuja qual, como o nome diz, une três quedas que, lado a lado, formam a cascata. Ela também guarda piscinas naturais de água límpida, pedras para os mais aventureiros se arriscarem a subir e descer ou ainda saltar.

Experiência única também é banhar-se no poço da cachoeira Piancó, de águas cristalinas onde cardumes de peixes se refugiam. Tem a Cachoeira da Alvorada; o Vau do São Domingos e suas piscinas naturais; Cachoeira do Paraíso; Cachoeira do João Firmino; Cachoeira do Macaco; Córrego da Abóbora; Morro de Mesa; Piscinas Naturais da Cachoeira Santa Helena e Mirante do Cristo, de onde se tem uma vista espetacular do entardecer e de toda a cidade.
O melhor período para visitação desses e de outros destinos que certamente vão te extasiar começou, já que é o da estiagem, que vai de abril a outubro. Nos meses de junho e julho a temperatura da água baixa um pouco, mas nos demais o banho é sempre muito agradável pela elevada temperatura.

A Cultura é outra marca forte da comunidade piranhense. A festa em homenagem ao Padroeiro da cidade, Santo Antônio, acontece de 8 a 13 de junho. As barracas com boa comida, bebida gelada e música sertaneja estão por todos os lados durante os dias festivos.
Entre as principais atividades culturais também estão a festa do Divino Pai Eterno, comemorado no alto da Serra Azul, na popularmente conhecida Capelinha, sempre no primeiro domingo de julho, Festa de Nossa Senhora da Abadia – de 6 a 15 de agosto; Exposição Agropecuária e Festa do Peão de Boiadeiro – na última semana de agosto e a emancipação do Município – em 14 de outubro.
Informações importantes

Os percursos até a chegada das cachoeiras são feitos em estradas de chão, geralmente facilmente trafegáveis, principalmente no período de estiagem. Mais informações podem ser encontradas no Centro de Informação ao Turista (CIT), que fica na Avenida do Contorno, número 1, no Setor Planalto, em horário comercial.