Piranhas revive emoção em corrida de Motocross
24/05/2016, às 15h05
Depois de anos sem sediar etapas do Campeonato Goiano de Motocross, a cidade de Piranhas acolheu a volta da competição em dois dias de muita diversão e gente bonita
Fotos Luck San – Piranhas sediou nos dias 21 e 22 de maio a volta do Campeonato Goiano de Motocross, onde foi realizada a segunda etapa da competição. Há mais de 25 anos o município não recebia provas oficiais do desafio, embora algumas disputas amistosas tenham acontecido durante esse período.
A pista, localizada no mesmo lugar de sempre, precisou ser totalmente refeita para se adequar aos novos padrões da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), que são as entidades regulamentares da modalidade.
O Setor Santa Luzia, próximo a escola Sebastião José de Faria, foi o palco dessa saudável disputa. Com 1.200 metros de extensão, formada de trechos de subidas e descidas, que proporcionam uma visão total da pista aos espectadores de qualquer ponto do circuito, a pista foi o centro das atenções.
A cidade de Piranhas, localizada a 310 km de Goiânia, no sudoeste do Estado, com uma população aproximada de 12 mil habitantes é um dos berços do Motocross de Goiás, que revelou os pioneiros Osmar “Baianinho”, Jairo “Crentinho” e Jânio Rezende, dentre outros, que construíram a história do Motocross.
Justamente para atender as expectativas dos piranhenses, que sempre foram apaixonados por Motocross, a Prefeitura se envolveu na realização do evento ao lado do coordenador Wesley Faustino. Foram dez baterias no total, para as diversas categorias envolvidas no Motocross, com os melhores pilotos do Centro Oeste e alguns dos melhores do país… tudo isso para divertir e entreter a população local e das cidades circunvizinhas.
A entrada foi gratuita durante os dois dias de festa. E por falar no público, ele compareceu em peso. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas estiveram na estrutura montada para o Motocross apenas no domingo. Segundo os organizadores do Moto Clube GP, mais de 7 mil pessoas estiveram na etapa em Piranhas durante os dois dias.
Nesta etapa, todos os pilotos que conseguiram completar 50% das baterias, independente da classificação obtida, receberam cinco pontos como incentivo em todas as categorias MX4, MX2, MX1, nacionais, 65cc, estreantes, Júnior intermediária e 50cc. Um dos maiores destaques da festa foi o Vitinho, de 4 anos de idade, que correu na categoria mirim, com motos de até 50cc. O garoto de Goiânia partiu para o ataque e levantou a torcida que se manifestava ao lado da pista.
“A festa foi boa, o público compareceu e vibrou com as apresentações. Só temos que agradecer a todos que participaram e colaboraram com essa realização, em especial ao deputado Virmondes Cruvinel, que colocou uma ementa parlamentar no valor de R$ 70 mil para que pudéssemos realizar esse evento”, destacou o prefeito André Ariza.
O campeão da principal categoria (MX1) foi Welligton Garcia Matos, de 27. O jovem corre nas baterias MX1 e MX2, “Gostei bastante da corrida, não poderia ser melhor. Já larguei na frente, consegui abrir bastante, dei uma volta na frente do segundo e consegui vencer, então não poderia ser melhor. Graças a Deus, vou embora para casa com a vitória. A pista é perfeita e a competição de alto nível”, conheceu.
O piloto piranhense e campeão goiano e matogrossenses Osmar Ribeiro dos Santos, o popular Baianinho, 54, definiu a nova pista como uma “evolução”. “É muito bom ver uma pista de nível nacional aqui em Piranhas, nesse mesmo local, onde durante muitos anos nós praticamos o Motocross e levamos alegria a população. Me alegra ver que a vibração do público aqui continua a mesma. Foi o desejo de sentir essa energia que me trouxe a essa corrida”, reconheceu Baianinho.
Outro piranhense, Vandete Vilela, 49, participou da corrida e avaliou como “boa” a participação do público. Para ele “a pista também ficou boa e o motocross deve ser incentivado no município que já tem tradição”.
O funcionário público Arubanã Fonseca Pereira, participou da festa e a classificou como “organizada”. “O prefeito e os organizadores estão de parabéns por essa realização. Essa é foi a melhor corrida de motocross que aconteceu em Piranhas. Movimentou toda a cidade, hotéis, restaurantes e o comércio em geral, todos saíram ganhando”, avaliou.
Antônio Veerdemburgue dos Reis, é técnico em análise clínica e radiologia e saiu da cidade vizinha de Arenópolis para acompanhar o Motocross. “Foi show de bola, um evento muito legal. Estou aqui desde as dez da manhã, acompanhei tudo e realmente foi muito bom. Torci pelo Baianinho e Jânio que são pratas da casa e no campeonato mirim foi o número 44, mas na realidade o que vale mesmo é a participação de todos. Excelente festa, parabéns aos organizadores”.
Outro arenopolino que não perdeu a diversão foi o comerciante Vanildo Ferreira de Almeida, que ganhou o troféu do campeão Welligton. “Estou aqui prestigiando esse evento, que é muito importante para cidade, para o município, para todo mundo. Piranhas está de parabéns, porque realmente é coisa que o prefeito as vezes nem tinha condições de ter feito, mas ele fez. Parabéns ao povo piranhense e toda região. Não é para qualquer um, parabéns Welligton Garcia pela sua potencialidade, seu prestígio, pela sua dedicação e por correr atrás dos seus ideais. Ele me deu o troféu, fiquei muito feliz e lisonjeado. Parabéns a todos”!
O empresário Paulo Adriano Dias Monteiro, 25, também gostou do viu, mas sentiu falta de um detalhe. “Foi bom, bem organizado, muito segurança. Só faltou o helicóptero que haviam anunciado”.
A Idália Alves Rosa, 36, é de Primavera do Leste e participou da festa pela primeira vez. “Gostei, achei muito bom. Vim acompanhar e adorei, se ano que vem tiver novamente eu pretendo voltar”.
O goianiense Leonardo Marinheiros da Silva, 31, também saiu de Piranhas tecendo elogios sobre a festa. “Festa muito bonita, bem organizada. Primeira vez que participo e gostei muito, pretendo voltar assim que tiver outro Motocross”.
Para a consultora de beleza Élica Regina de Almeida, de Piranhas, “o evento foi um sucesso”. “Adorei. Bem organizada, pista bem feita, muita gente, pra mim ficou perfeito, muito bom mesmo. Um máximo esse evento”.
Pelas redes sociais a festividade também recebeu muitos elogios. A Mônica Queiroz adicionou uma foto com os pilotos piranhenses Baianinho e Jânio Rezende e fez o seguinte comentário: “Sobre ontem corrida de motocross. Foi top. Campeonato Goiano”. A Leonara Barbosa adicionou fotos mostrando a pista e um grupo de amigos. “Corrida de motocross só ouro!!!” A Vanderleia Leite de Sousa foi com a família e também compartilhou as fotos no Facebook: “Motocros teve bom muito sol calor alegria …….”.