MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sexta, 26 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Cidades

Prefeitura de Caiapônia lança construção de novo hospital

31/10/2014, às 12h10

DSC_0429O prefeito Argemiro Rodrigues reuniu autoridades e população caiaponiense para assinar a ordem de serviço que autorizou o início das obras. Mais de 5 milhões de reais serão investidos com recursos do próprio município

Foi na Avenida Améri­co Fernandes, no Setor Central, que o prefeito Argemiro Rodrigues reuniu dezenas de autoridades, comerciantes, empresários e a população de Caiapônia para assinar a ordem de serviço que au­toriza o início das obras de um novo Hospital Munici­pal. A tenda que abrigou a todos foi estrategicamen­te montada no centro do terreno de mais de 2,5 mil metros quadrados, onde o prédio será erguido.

Mais de 5,6 milhões de reais serão investidos na construção do novo hospi­tal, que terá 40 leitos, três salas cirúrgicas, salas de triagens, consultórios mé­dicos, salas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, pré e pós parto centrais de gás e de oxigênio, berçá­rios, salas de repouso, sa­nitários e diversas outras dependências necessárias a um hospital de grande porte.

O prazo para exe­cução, segundo a placa que foi fixada na obra, é de 24 meses e os recursos vieram exclusivamente dos cofres do município.

“Quando eu me candidatei, em 2012, pro­meti que iria construir um novo Hospital Municipal em Caiapônia e por isso, com muita responsabilida­de, estamos nos propondo a fazê-lo. Mesmo aumen­tando equipamentos la­boratoriais no nosso atual hospital, gastando mais de 1 milhão de reais dentro de um ano e meio de governo, a nossa demanda na saú­de é muito grande. Nosso atual hospital tem apenas 23 leitos e o novo terá 40, então é necessário que fa­çamos essa obra”, destacou o prefeito Argemiro Rodri­gues.

O chefe do executi­vo caiaponiense salientou ainda que a obra está sen­do edificada com recursos próprios. “Tudo aqui será feito com o nosso dinheiro, dinheiro dos caiaponien­ses, sem nenhuma ajuda do Governo Estadual e nem do Governo Federal. Essa será a maior obra já cons­truída com recursos pró­prios aqui em Caiapônia e com certeza é um marco, um legado que vamos dei­xar para a nossa comuni­dade. Me sinto orgulhoso e muito feliz”, avaliou.

Argemiro concluiu dizendo que muitos duvi­daram que o hospital fosse mesmo construído. “Mui­tos acharam que nós não iriamos fazer o hospital, mas primeiro nós tínhamos que colocar a casa em or­dem, enxugar as despesas para que nós não deixásse­mos o município de Caia­pônia em dificuldades”. Para ele, o trabalho conti­nua. “E vamos continuar trabalhando juntos, com vereadores, com a popu­lação, para que a cada dia tenhamos mais conquistas para a nossa querida Caia­pônia”.

A secretária de saú­de, Iara Dalila Tavares Du­arte Medeiros, disse que a chegada do novo hospi­tal vem em boa hora. “O município de Caiapônia já necessita de um hospital com mais leitos, com mais espaço físico, afinal nossa população é de quase 20 mil habitantes, então isso vai oferecer mais qualida­de para o paciente, mais dignidade e humanismo na hora do atendimento”.

De acordo com a chefe da pasta, saúde em Caiapônia é prioridade da administração. “O prefeito fez esse compromisso de re­alizar a construção do hos­pital municipal, uma pro­messa de campanha com o intuito de oferecer uma saúde de excelência, mas desde o início da adminis­tração sempre investiu em melhorias. Contratou mais profissionais, como fono­audiólogo, nutricionista e psicólogo, que não tínha­mos aqui na rede pública. Adquiriu novos aparelhos para o hospital, laborató­rio, sala de emergência, centro cirúrgico, sala de fisioterapia, centro odonto­lógico e outros mais, então aqui em Caiapônia nós só encaminhamos para fora quando é uma questão de alta complexidade mesmo, porque aqui nós valoriza­mos a população. Saúde é prioridade”, finalizou.

Para o diretor clí­nico do atual Hospital Municipal, Ricardo Al­meida Martins, o hospital está ficando pequeno, por isso a obra do novo é tão importante. “Aos poucos não estamos conseguindo atender com a excelência que almejamos. Hoje re­alizamos 2.400 consultas, 250 internações e 20 cirur­gias por mês, com o novo vamos elevar e muito esses procedimentos cirúrgicos principalmente. Também estamos ficando sufocados com o espaço porque a de­manda é grande e com um hospital que tem espaço teremos condições de fazer muito mais pelos nossos moradores, mais qualidade no atendimento da saúde”, priorizou.

A população, cla­ro, aprovou a iniciativa da Prefeitura. Para Maria de Lourdes dos Santos, 56 anos, desses, mais de 40 anos em Caiapônia, disse que a família dela depen­de da saúde pública, por isso está feliz com a novi­dade. “Eu e minha famí­lia dependemos da saúde pública. Isso aqui é uma benção que está caindo do céu pra nós. Fiquei muito satisfeita, até vim na aber­tura para ver de perto. O prefeito não poderia ter escolhido outra coisa para investir esse dinheiro. Não teria obra mais importante. Para nós caiaponienses foi perfeito”.

O pastor da As­sembleia de Deus de Caia­pônia, Leo Bruno, afirmou que a obra será um marco. “Quando o prefeito lan­ça uma obra dessa ele não está pensando em si, ele está pensando no cidadão, em pessoas que realmen­te precisam. E essa obra vai atender a todos que precisam e dependem dos serviços de saúde. Mesmo em meio a crises de vários municípios, o prefeito dei­xou claro que os recursos são próprios. Isso significa que o nosso prefeito sabe administrar e gerir bem os recursos e vai entregar essa grande obra, que será um marco, não só para essa geração, mas para as pró­ximas gerações”.

Adilson Leão, 47, é representante comercial do Jornal O Popular. Para ele a obra é de “grande impor­tância”. Caiapônia necessi­ta porque já está bastante desenvolvida, agora é o momento que estamos pre­cisando ampliar os novos horizontes em termo de saúde, porque as demais áreas já estão sendo supri­das. Precisamos é desse hospital, porque o hospital que temos não atende mais a população, daí a necessi­dade de aumentar o espaço físico para atender melhor os caiaponienses”.

Segundo o fun­cionário público Ivanildo Pereira Nunes, 57, essa é “a maior obra que o muni­cípio realiza com recursos próprios. Os municípios estão todos em dificulda­des, mas aqui o prefeito não mediu esforços para a realização dessa grande obra”.

Juvercina Augusta Fernandes, 58, é lavrado­ra e também acompanhou a assinatura da ordem de serviço. “Muito boa essa construção do hospital, muito útil. Argemiro é uma pessoa boa e está fa­zendo um trabalho bom para todos nós”. Fernanda Portilho, 33, parabenizou o prefeito. “Argemiro está de parabéns, pois Caiapô­nia necessita bastante des­se hospital, tão sonhado para toda população. Não é qualquer cidade que tem um prefeito como ele, que vai fazer um hospital tão caro com recursos próprios do município”.

Veja também

PUBLICIDADE