MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sexta, 19 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Cidades

Plano educacional de Arenópolis foca na valorização do profissional

21/05/2015, às 14h05

Plano Municipal terá duração de 10 anos, mas boa parte das metas relacionadas aos cuidados com os profissionais têm prazo de um ano após implantação do PME

 

PME1O Plano Municipal de Educação (PME) do município de Arenópolis foi apresentado durante uma audiência pública realizada no dia 11 de maio no Salão Comunitário. Além da participação de vereadores, presidentes de entidades de classe, pastores, secretários e professores o evento contou com a presença do prefeito Osvaldo Pinheiro Dantas, o Pompílio, e da população em geral.

O documento possuiu 20 metas e estratégias que devem ser cumpridas pelo município durante a regência do PME, que é de 10 anos. O Plano Municipal de Educação está alinhado ao Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 como Lei nacional e criado pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo do Governo Federal é fazer com que todos os 5.507 municípios brasileiros tratem a educação a partir da base.PME4

Agora o PME seguirá para a Câmara de Arenópolis, onde deverá ser votado e aprovado pelos vereadores e em seguida ser sancionado pelo prefeito. A professora mestre Florence Valadares é avaliadora técnica do MEC e presidiu a audiência pública. De acordo com ela o objetivo do encontro é “mostrar para a sociedade que todos podem opinar, participar, acrescentar e complementar o documento”. “Vocês conhecem a realidade do município. Isso é uma mudança na maneira de tratar a educação e terá um reflexo único para a sociedade”, completou.

PME3A secretária de educação Maria Aparecida Paula dos Santos Dantas, a popular Tida, disse que o planejamento da equipe foi cumprido. “Selecionamos as nossas metas e elaboramos um projeto com a participação social, o que é muito importante. Dentre os destaques está o Plano de Carreira para os servidores da educação municipal de Arenópolis. Penso que devemos continuar com esse propósito, transformando a educação em equipe e com amor em nosso município”.

O presidente da Câmara, Geraldo Vaz, disse que a casa vai colaborar para que o PME seja aprovado o quanto antes. “A proposta do Projeto que foi apresentada aqui hoje foi muito bem elaborada pela professora Tida e um grupo de profissionais da sociedade organizada que se dispôs a colaborar. Todos os vereadores já tiveram a oportunidade de conhecer a proposta e após a discussão de hoje, penso que terá o apoio de todos os vereadores. Nós trabalhamos a vida toda em prol da educação, nossa vida é constituída pela educação por isso estamos à disposição para ajudar o município em mais essa conquista”, dispôs.PME5

A professora de língua portuguesa e diretora da Escola Municipal Manoel Amâncio, Erlany Borges de Souza, ajudou a elaborar as metas do PME. “Esses dias que passamos discutindo e elaborando esse pré-projeto serão lembrados como um marco na história de nosso município, pois alcançamos o objetivo proposto”.

PME2Douglas Pereira Azevedo é mestrando de Matemática e servidor da educação em Arenópolis. “A reunião visa melhorar a qualidade do ensino em todas as áreas. O objetivo no projeto foi alcançado, resta aprová-lo e praticá-lo para que possamos começar a colher os frutos”.

O secretário de agricultura, Devailton Gonçalves, também fez parte da elaboração do projeto. “O município de Arenópolis ganha muito com a aprovação desse projeto, é mais incentivo aos alunos e professores, mais qualidade na educação. Todas as áreas participaram e isso garante maior equilíbrio nas decisões”.

 

Metas e estratégias em Arenópolis

            PME6Das 20 metas e estratégias sugeridas pela comissão responsável pela elaboração do PME em Arenópolis, duas merecem destaque. A meta 17 é uma delas, que trata da “valorização dos profissionais do magistério da rede pública municipal de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano da vigência deste PME”.

Entre os objetivos desta meta específica está “implantar o plano de carreira no município no máximo um ano de vigência desta PME”, “implantar o sistema de avaliação permanente dos educadores quanto ao desempenho e aspectos pertinentes a sua função após a implantação do plano de carreira municipal” e “incentivar os funcionários semestralmente devido a sua assiduidade, pontualidade e comprometimento com o serviço”.PME7

Já a meta de número 18 fala de aspectos como “promover a realização de concurso público, admitindo e garantindo aos profissionais lotados na educação, uma maior segurança, suprindo o preenchimento de vagas conforme a demanda e necessidade do município”, “aprimorar continuamente os instrumentos de avaliação da qualidade do ensino fundamental e médio, assegurando a universalização, ao sistema de avaliação da educação básica para a melhoria no processo e práticas pedagógicas do ensino e aprendizagem” e “priorizar o repasse de transferências federais, na área da educação, para o município que aprova a lei específica estabelecendo planos de carreira para os profissionais da educação”.

Veja também

Arenópolis divulga programação dos 42 anos de emancipação

16/04, às 13h04

Prefeitura e Câmara são parceiras na realização da festa que vai de 11 a 13 de maio


Jovem é morto com vários tiros na porta de sua casa

16/04, às 09h04

Crime aconteceu em Arenópolis e causas ainda não foram inexplicadas


Júlio da Ferragista é o pré-candidato a vereador em Rio Verde que tem o apoio do Ministério Vila Nova

16/04, às 11h04

O presidente da instituição religiosa, pastor Josué Gouveia, e o presidente da Emater e primeiro suplente de deputado federal, Rafael Gouveia, já anunciaram que a igreja terá somente um candidato a vereador no município


Piranhas sedia Encontro do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

15/04, às 11h04

Evento contou com a participação da presidente nacional dos profissionais e palestras, como da advogada Silvana Alves


Enfermeiro Gerlan realiza atendimentos domiciliares, em Piranhas

10/04, às 17h04

O profissional atua em parceria com o Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde e médicos especialistas que atuam em Goiânia. O trabalho personalizado durante a pandemia da Covid- 19, mas a procura foi crescendo


Empresas que registraram e realizaram pesquisas em Iporá chamam a atenção dos eleitores

01/04, às 13h04

Uma delas, de São Paulo, foi criada há menos de três meses e registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a realização da mesma. A outra, localizada em Goiânia, possui contato com DDD 11, gastou 50% do capital social da empresa na pesquisa, que custou R$ 2.500 mil, e não consta no CNAE a atividade realizada. A dúvida é: a quem interessa essas pesquisas?


PUBLICIDADE