MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sexta, 19 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Mundo

Furacão Gonzalo varre as Bermudas

18/10/2014, às 01h10

furacaoCerca de 30 mil residências tiveram no corte no fornecimento de energia.

Aeroporto do país suspendeu suas operações até sábado (19).

O poderoso furacão Gonzalo atingia na noite desta sexta-feira (17) as ilhas Bermudas, trazendo fortes ventos e chuvas torrenciais, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

O furacão, da categoria dois na escala Saffir-Simpson (1 a 5), tocou a terra às 00h30 GMT de sábado (21h30 Brasília de sexta-feira), com ventos firmes de 175 km/h e rajadas mais fortes, segundo o NHC.

Às 3h00 GMT (0h00 Brasília), o olho do furacão começava a se afastar das Bermudas e estava 55 km a nordeste do território britânico, informou o NHC.

A passagem do olho do furacão deu uma trégua às Bermudas, mas os destrutivos ventos voltaram rapidamente com Gonzalo avançando em direção nordeste.

Segundo os especialistas americanos, Gonzalo seguirá provocando fortes ondas e inundações, com precipitação de entre 8 e 15 cm (por m2) sobre o território britânico.

A companhia elétrica Belco disse ao jornal ‘The Royan’ Gazette que 30 mil residências – praticamente todos os seus clientes – estão sem luz.

Desde o início do dia, a capital do arquipélago, Hamilton, permanecia em silêncio, com as pessoas protegidas em suas casas, com as janelas bloqueadas. Escolas e estabelecimentos comerciais estão fechados desde quinta-feira.

O Aeroporto Internacional das Bermudas suspendeu suas operações entre a noite de quinta-feira e o sábado.

As autoridades advertem que o furacão poderá ser tão severo quanto o Fabian, que, em 2003, deixou quatro mortos e danos milionários nas Bermudas.

Gonzalo, que na quinta-feira chegou a furacão de categoria 4, com ventos até 230 km/h, perderá força rapidamente a partir da noite desta sexta, prevê o NHC.

Os efeitos de Gonzalo podem ser vistos ao vivo pela internet, em um site geralmente utilizado como ferramenta turística para mostrar as belezas das Bermudas, um arquipélago de 60 mil habitantes.

Esta é a sétima tormenta da temporada no Atlântico – entre junho e novembro – e o terceiro furacão a tocar o Caribe este ano.

Fonte: g1.com.br

Veja também

PUBLICIDADE