MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

quinta, 25 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Opinião

Falta de desejo sexual nas mulheres tem aumentado

31/08/2015, às 12h08

Preguiça sexual e falta de desejo sexual feminino (2)
Jamile Ribeiro é médica terapeuta sexual

Jamile Ribeiro, que é médica terapeuta sexual, aponta que os problemas estão, em sua maioria, relacionados à mente feminina, e não ao corpo

Esse é de longe o principal problema sexual das mulheres, a falta de desejo e até mesmo a preguiça quando o assunto é sexo.

De acordo com a médica terapeuta sexual, Jamile Ribeiro, o número de mulheres que se queixam de dificuldades sexuais tem aumentado.  Segundo a médica, os problemas são variados e não estão diretamente ligados a questões físicas, mas sim, psíquicas. “A maioria dos casos está relacionada ao excesso de preocupações, filhos problemáticos, falta de dinheiro, muito trabalho, estresse, saúde abalada, menopausa, TPM, problemas ginecológicos, problemas hormonais ou fatores psicológicos associados a traumas sexuais como estupro, abusos ou sentimento de culpa em relação ao sexo”, explicou a profissional.

Outro problema comum, continuou, são os parceiros. “É comum também ouvir mulheres que se lamentam por terem maridos ou parceiros em geral, que não às satisfazem, às vezes por serem agressivos, egoístas e impacientes”.

Jamile Ribeiro esclareceu que é normal em algum momento da vida as mulheres sentirem a diminuição da libido, que é o desejo, mas alerta para alguns casos onde o problema não passa. “Existem pacientes que não conseguem superar esse problema. Quando a situação é apenas momentânea, tudo bem não há motivos para preocupações, mas se ela se tornar repentina ou mesmo constante, é importante procurar as causas com acompanhamento de um profissional, seja da medicina, seja da psicologia”.

Para Jamile a dica infalível continua sendo o bom e velho diálogo entre o casal. “Na maioria das vezes os casais não se comunicam na cama, não falam do que gostam e do que não gostam e isso tem reflexo direto no desejo sexual de ambos”, afirmou.

Dicas que podem ajudar a aumentar o desejo sexual:

– Mostre interesse pelas coisas dele (a)

– Saiam sozinhos para jantar

– Demonstre seu amor por meio de palavras amáveis, bilhetes, torpedos ou atitudes carinhosas

– Desculpe-se quando for necessário

– Deixe claro o que você deseja, sem atribuir culpas

– Mantenham sempre o diálogo

– Nunca durmam brigados

– Afaste a preguiça. Aquela história de: “vamos deixar para amanhã”? pode ser fatal ao desejo.

Veja também

PUBLICIDADE