MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sexta, 26 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Giro

Conheça melhor o Cras em Piranhas

23/01/2015, às 15h01

DSC_0817Saiba como o Centro de Referência de Assistência Social pode ajudar você e sua família

 

A Secretaria de Ação Social de Piranhas torna público os principais serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ofertados no município.

O Cras é a porta de entrada para o cidadão acessar seus direitos sócios assistenciais. Seu foco de atuação é a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida dentro do seu território de abrangência. Cabe ao Cras articular ações para a proteção social básica, por meio de desenvolvimento de potencialidade e acesso a direitos e pelo fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Por meio do Cras é possível participar do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), Programa de Atenção Integral ao Idoso, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Bebê a Bordo, destinado a gestantes jovens e programas de transferência de renda para famílias ou pessoas de baixa renda, como o Bolsa Família, o Renda Cidadã, o Benefício de Proteção Continuada para Idosos e Deficientes e benefícios emergenciais ou eventuais.

Pessoas de todas as faixas etárias podem participar de ações que são desenvolvidas pelo Cras. Existem programas socioeducativos para todas as idades. Crianças de 0 a 6 anos, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e idosos acima de 60 anos.

Os adultos, por sua vez, são contemplados em cursos e oficinas oferecidas pelo Cras. Artesanato, pintura em tecido e corte costura e Projeto Amanhecer, de marcenaria e oficina de inclusão produtiva.

Além disso, o Cras Piranhas realiza visitas domiciliares com o objetivo de conhecer o contexto familiar, encaminhamentos à rede sociassistencial ou outras secretarias para programas e serviços, cadastramento do Passe Livre para pessoas com deficiência e idosos e faz trabalhos como Cras Volante, onde a unidade vai à zona rural para atender pessoas de baixa renda. No Acessuas – Trabalho, que é o Programa Nacional de Proteção do Acesso ao Mundo do Trabalho, a finalidade é promover o acesso dos usuários da assistência social ao trabalho em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O público alvo é pessoas com deficiência, menor aprendiz, jovens e adultos.

 

Novidades para 2015

A partir deste ano o Cras está incluindo em sua programação novas oficinas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Cursos de Marcenaria, Panificação, Escolinha de Futebol Feminino e Corte e Costura. O Cras Volante, que é uma equipe adicional que integra o Centro, também vai oferecer oficinas. A Banda Musical e o Artesanato vão para a zona rural do município.

Os cursos serão ministrados no Clube dos 30 e na Associação Nacional de Combate à Pobreza (Ancap). A Escolinha de futebol vai receber meninas de 7 a 17 anos, o Corte e Costura é voltado para gestantes e as demais oficinas para todas as idades. Não perca tempo e participe.

Veja também

PUBLICIDADE