MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sexta, 26 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Opinião

A falta de desejo sexual nos homens

04/05/2016, às 11h05

Parece um problema que só atinge as mulheres, mas não é. A médica Jamile Ribeiro explica que o sexo masculino também pode ser alvo do problema

 

JAMILEPode soar um tanto es­tranho para a maior parte das pessoas, mas alguns homens também sentem uma redução no desejo sexual. De acordo com a médica e terapeuta sexual Jami­le Ribeiro, isso acontece com uma pequena parte do sexo masculino, mas os casos têm aumentado, principalmente entre os 50 e 55 anos de idade. “Nesse período acontece a andro­pausa, que é a diminuição do hormônio testostero­na. Isso faz com que os homens apresentem sin­tomas como irritabilida­de, insônia, desinteresse e preguiça sexual”, explica a profissional com mais de 30 anos de experiência.

De forma física e mental, o que acontece, segundo Jamile Ribeiro, é que “este déficit de tes­tosterona no sangue, leva ao déficit de testosterona também no cérebro e isso pode acarretar quadros depressivos em casos mais graves”, alerta.

A médica garan­te que um dos maiores desafios dos homens que passam por essa situação é com relação à aceitação da companheira. “As mu­lheres precisam entender e aceitar e não dar vazão a pensamentos como “es­tou gorda”, “não sou mais atraente”, “ele não me ama mais”, “ele tem outra”, en­tre outros”. A orientação da profissional é o bom e velho diálogo entre o ca­sal. “Nada de cobranças, mas também não se deve agir como se nada estives­se acontecendo, por isso é importante ter sabedoria para conduzir a situação, procurando manter sem­pre o diálogo, saber real­mente a causa dessa situa­ção, procurando ajudá-lo, orientando que consulte um médico”.

Ainda de acordo com Jamile Ribeiro, exis­tem várias causas para que isso aconteça e elas podem ser orgânicas, e emocionais. “Depressão, estresse, obesidade, dia­betes, diminuição do hor­mônio testosterona, falta de atividade física, alcoo­lismo, ansiedade e excesso de trabalho são os maiores motivos. Mas não são ape­nas esses. A mulher pode atrapalhar muito”, conti­nua. “Mulheres que falam demais, mulheres autoritá­rias, e a falta de desejo da mulher podem repercutir na falta de desejo sexual masculino”, completa.

Cabe ainda uma investigação médica e em seguida a busca por orien­tações de um sexólogo, ar­remata Jamile Ribeiro.

Veja também

PUBLICIDADE